O sucesso ou o insucesso de um negócio nunca está ligado a um único fator, mas sim a diversas variáveis. No entanto, é possível afirmar com tranquilidade que a gestão tem uma importância central no desempenho de qualquer empresa. No caso das incorporadoras imobiliárias residenciais, não é diferente, uma boa gestão impulsiona múltiplas áreas: controle orçamentário, cumprimento de prazos, relação com investidores, satisfação do cliente, entre outras.
Dessa forma, mesmo que não existam receitas prontas para o sucesso, um olhar minucioso para cinco pontos fundamentais à gestão do negócio, definitivamente, é um dos passos que constam em todas as trajetórias de incorporadoras imobiliárias residenciais bem sucedidas. Entenda melhor!
5 pilares da gestão de incorporadoras imobiliárias residenciais
Análise de Viabilidade Técnica e Mercadológica
Pensar na viabilidade de um negócio não se limita a olhar para o tamanho da margem de lucro. A infraestrutura do local, a topografia do terreno, o tamanho da demanda do mercado e a concorrência são elementos a serem analisados para um movimento certeiro.
Detalhamento financeiro nunca é demais
Conhecer a fundo os recursos financeiros e logísticos necessários para execução de projetos é indispensável à boa gestão. Engana-se quem pensa que falamos apenas de uma visão macro: o detalhamento de despesas financeiras deve ser o mais meticuloso o possível para evitar quaisquer surpresas. Qual o valor de cada parafuso incluso em um projeto? Muitas vezes, é nos detalhes que se escondem os gargalos financeiros.
Prazo cumprido é bom e todo mundo gosta
Trabalhar com prazos realistas é extremamente recomendado para negócios que querem construir uma reputação saudável, tanto com stakeholders quanto com clientes finais. Isso garante o cumprimento das obras no tempo prometido sem comprometer a eficiência do empreendimento. Para estabelecer prazos de fato realistas, direcionados para cada necessidade da sua obra, vale apostar em inovação tecnológica.
Boa gestão de reputação
A satisfação dos clientes e dos stakeholders tem algumas intersecções: a transparência na comunicação e um atendimento ágil, por exemplo, são fatores que impactam em ambas as relações e, consequentemente, na reputação da sua empresa.
A conexão entre essas duas frentes ainda gera outros resultados: clientes satisfeitos impulsionam indicações e novas compras, fator que agrada investidores. Portanto, vale apostar em programas de pós-venda para se certificar da satisfação dos clientes.
Compliance, regularização e ESG
Garantir que os seus empreendimentos estejam de acordo com todas as normas legais, ambientais e urbanísticas das leis atuais não apenas evita problemas judiciais, como agrega valor à incorporação. Neste sentido, adotar práticas de sustentabilidade destaca-se para além de normas exigidas por lei, já que o uso de materiais eco-friendly, a eficiência energética e a obtenção de certificações de funcionamento sustentável também são fortes argumentos comerciais.
Todos esses pilares essenciais para incorporadoras imobiliárias residenciais apontam para uma necessidade que está no core da gestão: a visão completa do projeto. Ir além da dimensão 3D de um projeto BIM de engenharia é a chave para criar um ambiente pragmático para o seu dia a dia, dos seus investidores e dos seus clientes finais.
É por isso que a PLEI – Projeto Legal Engenharia Inteligente aposta na multidisciplinaridade e em entregas BIM que abrangem às dimensões 4D e 5D, garantindo entregas com a mesma excelência em todas as disciplinas do projeto e com uma previsão orçamentária e de planejamento ímpar no mercado. Conheça mais sobre a PLEI.