Falar sobre a rotina na área da construção civil é sinônimo de falar sobre grandes responsabilidades, cobrança por agilidade, otimização logística e financeira e gestão de riscos. Neste cenário de muita pressão, é inviável manter a respiração tranquila sem o auxílio da tecnologia e das inovações que ela propõe. As ferramentas de metodologias de gerenciamento de projetos são grandes aliadas para equilibrar este panorama e proporcionar estrutura, organização e controle aos processos complexos do setor.
O que é metodologia de gerenciamento de projetos?
A gestão de projetos não é uma exclusividade da engenharia civil, trata-se de um conjunto de técnicas, estratégias e processos necessários para a conclusão do que foi estabelecido como entrega final. Mas em uma área profissional em que os custos, prazos e a mitigação de riscos é tão ferrenha, as diferentes metodologias de gerenciamento de projetos tornam-se ainda mais protagonistas.
Quais são as principais metodologias usadas no gerenciamento de projetos?
Existem diversas possibilidades organizacionais, fator que é ponto positivo para adequar a organização às necessidades de cada equipe ou de cada área. Conheça as principais metodologias de gerenciamento de projetos:
Cascata
Uma das abordagens mais tradicionais para o gerenciamento de projetos, o modelo de cascata propõe uma visão linear. Ou seja, divide um projeto em processos dependentes um do outro, que são executados um por vez.
A metodologia de gerenciamento de projetos em cascata é objetiva e pode simplificar a visão geral, o que justifica sua persistência e eficiência no mercado de trabalho de forma geral.
Kanban
O Kanban, também conhecido como quadros Kanban, por outro lado, é uma metodologia que prioriza a gestão visual. Sem abrir mão de simplificar o entendimento dos projetos, o diferencial nesta abordagem é o foco no fluxo contínuo e sua adaptabilidade a diferentes contextos de trabalho.
A vantagem é a visualização clara de todas as tarefas em andamento, o que permite evitar possível sobrecarga nas demandas das equipes que compõem o projeto. Ao combinar objetividade visual e eficiência, o modelo Kanban torna-se uma ótima ferramenta para detectar oportunidades de melhoria e contenção de custos.
Scrum
A complexidade de algumas entregas, no entanto, pode exigir uma abordagem mais ágil do que as metodologias de gerenciamento de projetos já destacadas. O scrum propõe uma estrutura organizacional mais apta a adaptações — a adaptabilidade, inclusive, é um dos pilares deste modelo, assim como transparência e inspeção.
O framework é dividido em pequenos ciclos, chamados de sprints, geralmente com duração de até 4 semanas. Dentro de cada ciclo, os processos para atingir o objetivo final são constantemente analisados, outro fator que confere agilidade à metodologia, que possibilita a rápida identificação de oportunidades de melhoria. Resumidamente, o projeto está em constante revisão enquanto se desenvolve, permitindo adaptações extremamente direcionadas para extrair o melhor resultado.
Scrumban
Como o nome entrega, essa metodologia de gerenciamento de projetos combina os pilares mais fortes das abordagens Kanban e Scrum: flexibilidade e interatividade. Em contextos que demandam um grande volume de entregas e constantes mudanças, o Scrumban destaca-se como solução.
A objetividade visual do Kanban agrega a nitidez necessária para enxergar o andamentos dos fluxos de trabalho. Mas a divisão em sprints, cada um segmentando os objetivos totais do projeto, garante a agilidade para encontrar oportunidades de otimização durante o desenvolvimento. Assim como no Scrum, a comunicação é um ponto forte, uma vez que mantém-se o ritual de daily meetings.
Como identificar a melhor forma de gerenciamento?
Identificar a melhor das metodologias de gerenciamento de projetos é um processo que também envolve etapas e um olhar meticuloso. A expertise da PLEI – Projeto Legal Engenharia Inteligente engloba a aplicação de metodologias ágeis e consequente o impulsionamento do operacional da sua incorporadora imobiliária residencial. Conheça mais sobre quem somos.